julho 02, 2010

[ebook] Alice's Adventures in Wonderland - Lewis Carroll

"On an ordinary summer's afternoon, Alice tumbles down a hole and an extraordinary adventure begins. In a strange world with even stranger characters, she meets a rabbit with a pocket watch, joins a Mad Hatter's Tea Party, and plays croquet with the Queen! Lost in this fantasy land, Alice finds herself growing more and more curious by the minute."

E assim me vejo rendida ao Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Nunca o tinha lido ou sequer pensado ler, até que o livro voltou à baila por conta do filme de Tim Burton, Alice in Wonderland. Sendo agora uma tia babada, vou dando por mim a olhar para os livros de histórias infantis e a tomar nota mental daqueles que gostaria de ter à mão para quando as minhas sobrinhas tiverem idade suficiente para perceber o que lhes conto. Alice no País das Maravilhas passou a fazer parte dessa nota mental, mas sabendo de antemão que não era uma história apenas para crianças decidi dar-lhe uma vista de olhos primeiro. Em boa altura o fiz, porque o livro é muito divertido e a Alice é deliciosa. :)

Gostei muito do tom em que todo o livro está escrito, leve e divertido cheio de pormenores que ajudam a criar nas nossas cabeças o mundo maravilhoso onde Alice foi parar quando entrou na toca do coelho. O mais engraçado, é que mesmo sendo tudo tão irreal, não nos custa imaginar que poderia haver algo assim, quase como se todos nós, em crianças lá estivéssemos estado um dia, tal como Alice.
Gostei muito da Alice e não me lembro de a Alice da Disney, ou mesmo da série de desenhos animados (de que tenho vaga ideia), ser uma menina tão divertida e tão pouco convencional. Adorei que ela não fosse uma criança assustada, questionando tudo o que lhe contavam e que muitas vezes perdesse a paciência com toda aquela loucura e com todas aquelas criaturas surreais. É uma miúda engraçada... ;)

Gostei e, embora ache que as crianças não perceberão tudo o que está implícito no texto, acho que é natural que fiquem maravilhadas com as situações inesperadas e com as personagens bizarras. Foi-me fácil, enquanto lia, visualizar os olhinhos grandes e brilhantes das minhas sobrinhas maravilhadas com tanta fantasia! :p

Tendo lido uma versão ebook, confesso que senti falta das ilustrações, até porque algumas criaturas eram bem difíceis de visualizar, mas nada que uma pequena pesquisa na internet não resolvesse. :)

Só posso dizer isto: gostei tanto que já estou a ler o Through The Looking Glass, And What Alice Found There. ;)

Boas leituras!

4 comentários:

  1. Pesssoalmente não gostei deste clássico, mas entendo porque o é.
    E ainda bem que gostou, porque não podemos ser todos iguais. :)

    ResponderEliminar
  2. E ainda bem que assim é. :) Acho que gostei porque me surpreendeu, porque estava à espera de algo mais convencional.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li o "Alice do outro lado do espelho", mas sei que o vou ler um dia, pois o "Alice no país das maravilhas" é simplesmente extraordinário! :)

    ResponderEliminar
  4. tonsdeazul: Fiquei surpreendida por ter gostado tanto... :)

    ResponderEliminar